Quem te inspira?

Já parou para pensar quem são as pessoas que te inspiram? Quem são as referências que você tem como ser humano, profissional, homem, mulher, seja qual for o seu gênero, cor, idade ou origem?

Por diversas vezes eu me perguntei e, claro, que podemos ter muitas inspirações, mas qual inspiração que te move? Qual inspiração que está de acordo com a sua realidade? Muitas vezes as pessoas ao meu redor me traziam inspiração de pessoas famosas, grandes escritores, políticos, mas eu não conseguia definir inspirações que realmente estivessem ao meu alcance, sabe?

Parecia que meus inspiradores eram somente meus pais ou pessoas que eu nem sabia no fundo se realmente eu deveria me inspirar, porque eram tão distantes.

E hoje eu tenho muitas inspirações, inspirações muito próximas, como meus pais, familiares, professores, colegas de trabalho, amigos e outros que me inspiram pela forma como desbravam a vida, como se posicionam com a luta pelos mesmos valores que os meus, como de alguma forma eu me inspiro e vejo as mesmas possibilidades ou desejos de ser uma pessoa melhor, de superar meus desafios, meus medos, me reinventar, me inspiram para que eu encontre forças para superar situações que existem e são reais no meu cotidiano.

E nesta jornada que hoje eu mergulho para o universo da Liderança, principalmente feminino, me encontro com Mulheres que me inspiram, pois estou mais próxima dos mesmos desafios, dores e dificuldades.

Claro que tenho a consciência do grupo seleto, privilegiado e minoria em que me encontro, mesmo assim me inspiro em outras mulheres porque elas de alguma forma me representam.

O que gostaria de ressaltar é que as inspirações estão mais próximas do que imaginamos, não precisamos pensar somente em pessoas de outras épocas, países, CEO de grandes Empresas, mas olhar ao nosso redor.

No próprio mercado de trabalho, os liderados deveriam ter líderes inspiradores. Nós, no ambiente familiar, de alguma forma somos inspiração para nossos filhos, irmãos, sobrinhos.

De acordo com a reportagem da revista Forbes (Conheça as 7 práticas das pessoas que inspiram), em resumo as pessoas inspiram pois:

  • São pouco ligadas ao sucesso e à superioridade, as histórias que inspiram tocam por serem motivadoras;

  • Permanecem na memória dos outros porque incentivam, persistem e seguem valores.

  • Quando mudamos o foco para o universo feminino, temos um oceano de inspirações para termos como referência e valorizamos campos desbravados, protagonistas em uma área ainda inferiorizada e que de alguma forma nos inspiram para não deixarmos de lutar por nossos direitos, assegurar o respeito e acima de tudo acreditarmos em nós mesmas.

A BBC fez uma lista de 100 mulheres inspiradoras e criou uma lista com todas elas e suas histórias. A seleção foram candidatas que chegaram às manchetes ou influenciaram histórias importantes nos últimos 12 meses, bem como aquelas que têm histórias inspiradoras para contar, conquistaram algo significativo ou influenciaram suas sociedades de maneiras que não necessariamente virariam notícia.

Por isso não trago a reflexão para não ter referências internacionais, ter somente do nosso cotidiano, mas o inverso não pode ser verdadeiro. Ter o olhar atento para quem está ao nosso redor e que nos inspiram traz mais capacidade de sermos ainda mais corajosas e acreditar que a realidade que nos cerca é a mesma de muitas que estão superando desafios para sua sobrevivência, para sua família, para si ou para um bem maior, outras mulheres.

Tenham o olhar não somente para quem já tem o seu devido reconhecimento, mas incentivar as pessoas a olharem ao seu redor e serem capazes de identificar, reconhecer e apoiar pequenos sonhos, processos e conquistas de mulheres com quem convivem lado a lado.

Apoie pessoas que têm potencial, têm condições de chegar aonde quer, mas lhe falta a palavra de apoio, saber que todas nós temos inseguranças, medos, mas que a coragem pode sobressair o medo e alcançar resultados incríveis.

Na nossa linha do tempo e experiências de vida, com certeza todos nós tivemos pessoas que nos inspiraram e foram nossos mentores. Mentores informais.

Quando você olha a sua linha do tempo, quem foram as suas inspirações ou seus mentores? Quem exerceu esse papel  e que te ajudou a superar obstáculos, que fez você olhar para você com o papel de te impulsionar?

As suas inspirações foram sempre masculinas? Já fez a reflexão de quais influências te levaram para estas inspirações?

Este é um exercício para reconhecer quem te inspirou e quem vai te inspirar para alcançar seus objetivos daqui para frente.

O Mentor tem um papel fundamental de ser inspirador e extrair o seu melhor para que você consiga achar o seu caminho, alcançar seus objetivos e servir de modelo se estiver de acordo com seus valores e, através das suas escolhas, histórias, erros e acertos, poder te agregar para que você não se sinta sozinho/a. Encontre o combustível para ativar a sua energia para impulsionar e ajudar a alcançar suas metas.

Te convido a me acompanhar na série: Mulheres incríveis. Espero que nesta série encontre muita inspiração para se realizar e se precisar de combustível para ativar a sua energia em busca de um plano robusto e realista, conte comigo para esta jornada!

Também fiz um vídeo sobre o assunto. Aproveita para conferir:


https://www.youtube.com/watch?v=rDfXDd90f8A&feature=emb_title

Referências:

[https://forbes.com.br/carreira/2019/06/conheca-as-7-praticas-das-pessoas-que-inspiram/](https://forbes.com.br/carreira/2019/06/conheca-as-7-praticas-das-pessoas-que-inspiram/ "smartCard-inline")

[BBC 100 Women: quem está na lista de mulheres inspiradoras e influentes de 2021 - BBC News Brasil](https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59561198 " ")

[Quais os sinais de que você está numa relação de mentoring informal? - ERLICH](https://www.erlich.com.br/quais-os-sinais-de-que-voce-esta-numa-relacao-de-mentoring-informal/ " ")

Previous
Previous

5 passos para iniciar processos de mudança em qualquer esfera da vida

Next
Next

Sinergia das lideranças por uma gestão humana e eficaz