O que a minha Empresa deve fazer para contribuir com o Pacto Global da ONU em prol da equidade de gênero?
O Brasil é um dos países que se comprometeram com o Pacto Global das Nações Unidas, uma iniciativa voluntária de empresas que se comprometem a adotar e promover princípios de responsabilidade social corporativa nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
No âmbito da equidade de gênero, o Brasil se comprometeu com os princípios do Pacto Global, incluindo a promoção da igualdade de gênero, a eliminação de todas as formas de discriminação e violência baseadas em gênero, a promoção da diversidade de gênero e a garantia de oportunidades iguais para mulheres e homens.
Além disso, o Brasil aderiu à campanha global da ONU Mulheres "HeForShe", que busca mobilizar homens e meninos como aliados na luta pela igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres. A campanha HeForShe incentiva a adoção de medidas concretas para promover a igualdade de gênero e para envolver homens e meninos na promoção dos direitos das mulheres.
O compromisso do Brasil com o Pacto Global das Nações Unidas reflete seu comprometimento com a promoção da equidade de gênero e dos direitos das mulheres, e tem como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas, independentemente do gênero.
Mas como trazer para a realidade das organizações ações práticas para atingir este Pacto?
Para atingir o Pacto Global sobre equidade de gênero, as Organizações devem realizar algumas ações específicas, tais como:
Garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres: O departamento de recursos humanos deve realizar avaliações salariais regulares para identificar e eliminar qualquer disparidade salarial entre homens e mulheres na mesma posição.
Promover a diversidade: É importante promover a diversidade de gênero em todos os níveis da organização, desde a contratação até a promoção e retenção de funcionários.
Fornecer oportunidades de desenvolvimento para mulheres: fornecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento específicos para mulheres, incluindo programas de mentoring e treinamentos de liderança.
Implementar políticas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional: criar políticas que permitam que mulheres e homens conciliem suas responsabilidades pessoais e profissionais, incluindo flexibilidade de horários e políticas de trabalho remoto.
Prevenir o assédio sexual e a discriminação de gênero: É importante ter uma cultura organizacional inclusiva e que sensibilize os funcionários sobre a importância de prevenir o assédio sexual e a discriminação de gênero no ambiente de trabalho.
Monitorar e avaliar os resultados: Deve-se avaliar regularmente os resultados de suas políticas de equidade de gênero para identificar áreas que precisam ser melhoradas e garantir que os objetivos do Pacto Global das Nações Unidas sejam alcançados.
Quais são os indicadores e prazos esperados para avaliar o progresso das empresas signatárias na implementação dos princípios do Pacto e na promoção da igualdade de gênero ?
Os indicadores incluem:
Proporção de mulheres em cargos de liderança: o objetivo é aumentar a representação de mulheres em cargos de liderança para pelo menos 30% até 2025.
Proporção de mulheres em toda a força de trabalho: o objetivo é alcançar a paridade de gênero em toda a força de trabalho até 2030.
Igualdade salarial: o objetivo é garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres em todas as funções equivalentes até 2030.
Políticas e práticas de licença parental: o objetivo é garantir que todas as políticas de licença parental sejam igualmente acessíveis a homens e mulheres até 2030.
Políticas e práticas de prevenção do assédio sexual: o objetivo é garantir que todas as empresas signatárias implementem políticas e práticas de prevenção do assédio sexual até 2025.
Os prazos esperados para o cumprimento desses indicadores variam de acordo com cada um deles, mas todos têm como meta alcançar a igualdade de gênero e a equidade no local de trabalho até 2030.
No Brasil, várias empresas têm assinado o Pacto Global das Nações Unidas em prol da equidade de gênero e se comprometido a promover a igualdade de gênero em suas operações. Algumas das empresas que assinaram o pacto no Brasil são:
Ambev
Avon
Braskem
Cargill
Coca-Cola Brasil
Grupo Boticário
Itaú Unibanco
Johnson & Johnson
L’Oréal Brasil
Natura
Petrobras
Santander Brasil
Takeda Brasil
Unilever Brasil
A lista completa de empresas no Brasil que assinaram o Pacto Global da ONU em prol da equidade de gênero é atualizada regularmente e pode ser encontrada no site da Rede Brasil do Pacto Global.
Se você também quer fazer a diferença na sua organização e implantar ações práticas a favor da equidade de gênero. Te convido para um bate-papo para avaliarmos o melhor plano de ação para a sua realidade.
Referências:
Pacto Global das Nações Unidas. (2017). Gender Equality: Women's Empowerment Principles. https://www.unglobalcompact.org/what-is-gc/our-work/sustainable-development/gender-equality
Organização Internacional do Trabalho. (2019). Women in Business and Management: The Business Case for Change. https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---dcomm/---publ/documents/publication/wcms_707063.pdf
ONU Mulheres. (2017). The Gender-Responsive Procurement Toolkit. https://www.unwomen.org/-/media/headquarters/attachments/sections/library/publications/2017/the-gender-responsive-procurement-toolkit-2017-en.pdf?la=en&vs=4440